segunda-feira, 29 de março de 2010

INOCÊNCIA X JUSTIÇA X CRUELDADE X COMPAIXÃO

Hoje acordei ao som da ladainha da procissão 
do Domingo de Ramos !!! 
Confesso que depois disso me dei conta de que era Domingo de Ramos, não era um domingo qualquer!!! Apesar de ser protestante, sou metodista e o calendário litúrgico é uma peça muito importante para valorizar nossas celebrações... Mas não é sobre isso que eu quero falar... Esse despertar me trouxe uma reflexão ainda quando eu estava com a cabeça no travesseiro, assim que abri os olhos e me dei conta do que estava acontecendo, ou melhor do que aconteceu há mais de 2.000 anos atrás, nas ruas de Jerusalém, durante a trunfante entrada de Jesus Cristo naquela cidade...poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.  Em poucos segundos, eu fui transportada prá aquele lugar , e como se fosse uma espectadora daquela cena, lá estava eu observando atentamente... 
De repente comecei a pensar como aquela história se repetia no nosso dia -a-dia tragicamente, é logico que Jesus, o Rei dos Reis, o Messias, só existe um...Mas eu pude  refletir sobre como nós seres humanos podemos ser quase sempre interesseiros e oportunistas, mas sobre tudo cruéis!!! O povo aclamava cheio de alegria e esperança, pois Jesus como o profeta de Nazaré da Galiléia, o Messias, o Libertador, certamente para eles, iria libertá-los da escravidão política e econômica imposta cruelmente pelos romanos naquela época e, religiosa que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos. Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. E incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte.Sempre um jogo de crueldade , interesse,  falta de compaixão, uma facilidade tão grande que as pessoas têm de julgar, sentenciar, condenar... É claro que tem que haver justiça, e cada um tem que ser responsabilizado por seus atos ... mas quem de nós pode ditar o grau de crueldade e punição dos "culpados" ou inocentes até que se prove o contrário!!!
Na verdade toda essa reflexão veio de um final de semana de acontecimentos marcantes, cheios de emoção e adrenalina , mas também carregados de mensagens fortes.... Desde o dia 22 de março viemos acompanhando o tão esperado julgamento do assassinato da querida Isabela Oliveira, morta há dois anos atrás, de maneira trágica quando ainda tinha 5 anos de idade. Enfim a justiça dos homens foi feita, embora eu ainda prefira a justiça de Deus, essa sim é na medida certa!!! Mas o que me chamou a atenção nesses 5 dias de julgamento, foram as manifestações calorosas, é claro de indignação e vontade de ver a justiça sendo feita, sem dúvida, e totalmente de acordo...Mas me chocou muitas vezes a crueldade com que muitas pessoas se comportaram, julgaram e sentenciaram a família dos réus, e até mesmo o advogado de defesa, que um profissional como outro qualquer e que por várias vezes disse ele cumpria apenas o seu papel, e citado pelo promotor Francisco Cembranelli como um profissional digno, sério e competente...Lembro-me das palavras do advogado de defesa, Dr. Roberto Podval dizendo que essa mesma multidão enfurecida que o agredia e queria fazer jsutiça com as próprias mãos, amanhã poderia estar às portas de um advogado, desesperados, implorando que alguém os defenda da fúria incontrolável da opinião pública e da injusta máquina judiciária do Estado. Choquei-me ao ver que durante os cinco de dias de julgamento, várias mães e pais levaram seus filhos menores, muitas vezes de colo ainda, exaustos fisicamente, às portas do forum , para engrossarem um coro de: "assassinos, assassinos, assassinos"...crianças que ainda chupando chupetas e algumas maiorzinhas, mas não menos desprotegidas, expostas à cenas de tanta violência!!! Uma irresponsabilidade quase tão grande quanto à que levou a doce Isabela a se tornar vítimas da crueldade e insanidade humana!! Pais que conforme mostrado em algumas  entrevistas não sabiam nem dizer o motivo real que os levou a ficar  de madrugada  com seus filhos pequenos e inocentes numa situação triste daquela. Da mesma maneira, assisti preocupada, a multidão "tão justa, inocente e sem pecado" estender o tapete vermelho para o , igualmente digno e competente, Promotor Franscisco Cembranelli, coroando-o como "o justiceiro do povo"...me perguntei: Até quando???  

O mesmo povo que estende o tapete, que cobre de ramos o chão, com certeza é o mesmo povo que amanhã dita a sentença para o mesmo promotor. Porque Justo só Deus!!!! Quem nós pensamos que somos??? Que espécie de gente é essa que faz humor negro diante de tamanho sofrimento de seus semelhantes, como os absurdos com que me deparei enquanto fazia buscas pela net à procura de notícias...Coisas que custo a acreditar que partiram de pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus.


Em contrapartida, e não menos preocupante...a Guerra BBB10.... O que vc está colocando na mesma balança o julgamento do caso Isabela e um programa de TV??? Claro que não!!!! Me refiro à essa guerra perigosa e sem limites, aonde muitas vezes aqueles que se julgam as grandes vítimas são os maiores carrascos... Não sei aonde vamos para com tanta intolerância... Se Dourado é intolerante com aquilo que é diferente, igualmente intolerantes são seus acusadores, que decidiram enfiar goela abaixo seus comportamentos sexuais, e querem que todo mundo ache lindo, normal, que riam, que façam amizades, que sejam simpáticos, quase amigos de infância, senão..... processo neles, cadeia, hostilidade, etc.... pensam que eu estou defendendo quem??? Defendo a liberdade acima de tudo, posso não achar normal e lindo, mas nem Jesus Cristo, cerceou o direito à liberdade de ninguém, podia ter obrigado todo ser humano a amá-lo, porque tem poder prá isso, mas respeita a liberdade, o livre arbítrio. Dizer que Dourado é da mesma laia que os Nardone é uma imbecilidade sem tamanho, dizer que Dicésar é lixo por causa de sua opção sexual é nogento... De repente, comportamento sexual se transformou em requisito prá se julgar o caráter de alguém, meu Deus!!! E é assustador a violência e muitas vezes crueldade com que se trata do assunto, julgando e senteciando tanto Dourado quanto Dicésar....Ninguém mais consegue tocar o coração do outro , todos nós, aos poucos, estamos aderindo à armaduras de justiça e crueldade ou será escudos de inocência e compaixão???? Ah só prá registrar não sou tão leiga no assunto...meus dois únicos irmãos, um homen e uma mulher, são homossexuais...Eu posso não entender muito bem o comportamento deles e nem compartilhar das mesma opiniões mas preciso respeitar os seus direitos, assim como eles precisam e  respeitam os meus...Dourado e Dicésar, dois lindos seres humanos , com defeitos e virtudes, e graças a Deus, os dois com mais virtudes do que defeitos, dignos de respeito e de toda a felicidade do mundo....
E quando depender de vós..Tende paz com os homens!!!!

Nenhum comentário: